Seja bem vinda/o, entre no MENU, verifique os títulos *** VOLTE SEMPRE ***
Seja bem vinda/o, entre no MENU, verifique os títulos *** VOLTE SEMPRE ***

Páginas

7 de novembro de 2012

Mercúrio causa homossexualidade em aves. E nos humanos?


Um novo estudo mostra que machos desta espécie que foram expostos a esta molécula ficaram mais propensos a terem contatos sexuais com outros machos, abandonando as fêmeas.
  
Mercúrio está causando homossexualidade em aves

A exposição à poluição contendo mercúrio pode estar a atingir fortemente a perspectiva de reprodução de algumas aves selvagens pois leva os machos a ligarem-se a outros machos.
íbis branco 
Os íbis brancos americanos Eudocimus albus da Florida do sul que consumiram metilmercúrio (MeHg), a forma mais tóxica e mais facilmente absorvida que se encontra no ambiente, tinham maior probabilidade de se envolver em emparelhamentos entre indivíduos do mesmo sexo, um fenómeno desconhecido em populações selvagens desta espécie em que não haja exposição ao poluente.
As principais fontes de mercúrio a nível global são as centrais energéticas a carvão e a mineração de ouro, apesar de na Florida o mercúrio ter provavelmente origem na queima de resíduos hospitalares e municipais. O metal é convertido em metilmercúrio por algumas espécies de bactérias, vulgarmente encontradas em zonas húmidas que também são lar de muitas espécies diferentes de aves.
Peter Frederick, ecologista na Universidade da Florida, Gainesville, recolheu 160 juvenis de íbis de colónias reprodutoras no sul da Florida em 2005, e dividiu-os em quatro grupos, cada um com 20 machos e 20 fêmeas. Quando as aves tinham 90 dias de idade, os investigadores começaram a adicionar metilmercúrio à sua ração. Três dos grupos receberam doses baixas, médias e altas de mercúrio com base em níveis entre 0,05 e 0,3 partes por milhão registados na natureza, enquanto o quarto grupo não recebeu mercúrio.
Ao longo dos três anos seguintes, os investigadores mediram os níveis de mercúrio nas penas e no sangue dos íbis e observaram o seu comportamento de acasalamento.
A equipa descobriu que os níveis de mercúrio se acumularam nas aves ao longo do tempo e que a exposição resultou em cerca de 13 a 15% mais de ninhos que não produziram descendência. Uma alta proporção destes ninhos falhados revelaram pares de macho-macho.
As aves expostas a mercúrio, independentemente da dose, revelaram menor comportamento de acasalamento e tinham menor probabilidade de ser abordados pelas fêmeas quando o tinham. À medida que o nível de exposição ao mercúrio aumentava, também o grau e persistência do emparelhamento homossexual. Os machos que participaram nos casais homossexuais também tinham menor probabilidade de mudar de parceiro de um ano para o outro, algo que Frederick diz ser normal nos íbis quando não há sucesso na sua primeira época de reprodução.
Dado que os níveis de metilmercúrio usados na experiência são típicos dos encontrados nos habitats naturais das zonas húmidas das aves, "a implicação é que isto deve estar a acontecer nas populações selvagens", diz Frederick.
Em termos de número total de crias produzidas, os machos e as fêmeas expostos tinham tendência a produzir menos ninhadas do que o grupo controlo. No entanto, apesar das fêmeas expostas aos níveis mais altos de mercúrio terem entre 33 e 35% menos crias do que o grupo controlo, os resultados não são estatisticamente significativos.

(Tradução do Google)

Continue lendo em:

***QUER MONETIZAR SEU BLOG? CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua visita é muito importante, e seu comentário também. Ele ficará visível após publicação.

Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br